Publicado por: osvaldopalmeira | março 27, 2011

Presidente do CMS rebate fala do secretário

Presidente do CMS rebate fala do secretário de saúde e sua tentativa de jogar para o Conselho Municipal de Saúde a não volta da gestão plena. Maria das Graças Souza também criticou a falta de dados. “O secretário não apresentou nenhuma novidade. Os discursos são sempre os mesmos, ele tenta apresentar uma saúde que a população desconhece”. magela x graca

Para o CMS, o debate deve ser de forma técnica e também humana. A declaração da presidente foram logo depois da reunião de quarta, 23, no auditório da Casa do Educador Grapiúna. “O secretário prefere continuar apresentando papeis e de papel a sede do Conselho está cheia”.

Ela explica que nenhum conselheiro é contrario ao pleito do Comando Único pelo município, porém, as coisas não devem acontecer com o imediatismo que o secretário Geraldo Magela quer.

“Fica a dúvida se existe receio da Secretaria de Saúde em estabelecer o debate com a população. Por que tanta pressa em ter o Comando Único de volta? Não será melhor mostrar primeiro onde foram aplicados os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para a Atenção Básica?”

O município continua tendo o comando total da Atenção Básica e os recursos chegaram aos cofres da prefeitura, porém a população de Itabuna sabe que a cidade vive um verdadeiro caos na saúde.

Maria das Graças diz que “não vamos em hipótese alguma atropelar o processo da discussão. Dissemos ao secretário que não tenha pressa e que o Comando único virá naturalmente, basta que ele nos apresente ações concretas no serviço de saúde”.

Foi proposta na reunião uma avaliação técnica sobre as ações e serviços de saúde na média complexidade que estão sobre o comando completo do município, tais como Odontocentro e CREADH. “São várias as queixas destas unidades”.

Também foi proposta a revogação da Lei 2.114, para que o comando financeiro da secretaria de Saúde volte a ficar na Secretaria de Saúde. “E principalmente, o CMS precisa ter a certeza que a população está tendo direito a um acesso de qualidade nas Unidades de Saúde”.

Maria das Graças diz que se o Conselho presencia uma situação caótica de saúde e não age, poderá ser responsabilizado por órgãos maiores de controle, e o conselheiro sabe que não está neste espaço para satisfazer seus projetos pessoais e sim para representar toda a população.

“Tecnicamente”

“O secretário Geraldo Magela insiste que Itabuna está apta tecnicamente para assumir a gestão plena de saúde e que não existem entraves para o retorno do controle. Gostaríamos de saber qual a mágica feita por ele para conseguir mudar, em menos de três meses, a situação da saúde no município”.

A presidente pediu que Magela explique o que é “tecnicamente apto” para a secretaria de saúde. “Temos feito visitas às Unidades de Saúde e verificamos in loco a situação real. Tecnicamente falando, as auditorias do DENASUS e SESAB apontam diversas irregularidades na saúde de Itabuna”.

“Tecnicamente falando, por falta de condições de funcionamento as Unidades de Saúde não tem o Alvará Sanitário”, lembra Graça. Magela disse na reunião que “o passado deve ser esquecido”. A presidente do CMS se surpreendeu com a declaração.

“Como ele não é de Itabuna, é válido informá-lo que em um passado recente todos os prestadores ficaram sem receber do município o repasse financeiro pelos serviços prestados e até hoje não sabemos onde foi parar os milhões da alta complexidade”.

As comissões técnicas do Conselho vão fazer o levantamento da situação da saúde e apresentar em reunião plenária, informando ao secretário a posição do CMS sobre as ações necessárias.

“Convidaremos o Conselho Estadual de Saúde para compor esta Comissão e construirmos juntos um documento que deverá ser encaminhado para outras instâncias de controle. Vamos solicitar o agendamento de uma reunião com a Promotoria Pública para discutir este assunto”.

Fonte: http://www2.uol.com.br/aregiao/itab.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: