Publicado por: osvaldopalmeira | abril 25, 2011

OS MALES DO LEITE

O leite sempre foi produto indispensável na alimentação do ser humano, por conter importante quantidade de cálcio, essencial para os ossos, mas ultimamente o leite vendo sendo motivo de polêmica na comunidade científica pelas constantes descobertas de alergias e doenças causadas por ele.

Um recente estudo feito pela Universidade de São Paulo mostrou que 57% dos brasileiros têm diminuição da enzima que digere a lactose, o açúcar do leite. Os médicos explicam que na idade adulta, o comum é sermos intolerantes a ele, pois os mamíferos nascem para tomar leite só até os dois anos idade.

Eles explicam que quem tem má digestão pode diminuir a quantidade ou trocá-lo por queijo ou iogurte. Mas não deve cortar totalmente o leite da alimentação porque seu cálcio é importante.

Para algumas linhas de estudos de nutrição, entretanto, a ingestão da bebida traz outros problemas, como alergias e processos inflamatórios. Para os especialistas a proteína do leite de vaca pode até estar ligada ao acúmulo de gordura na barriga, aumento de pressão arterial, diabetes, ovário policístico, distúrbios de concentração, ansiedade e depressão.

Os nutricionistas indicam que as necessidades de cálcio podem ser supridas também com banhos de sol, complexos vitamínicos e vegetais. Estes apresentam o mineral em menor quantidade, mas sua absorção pelo corpo causa menos problemas.

E enquanto a polêmica do tomar ou não tomar leite continua, que tal começar a semana indo até o outro lado do arco-íris, heim?

( Fontes do Blog Leila Cordeiro- BBC, CNN, Google, You Tube)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: