Publicado por: osvaldopalmeira | maio 14, 2012

Humberto Costa: “Nós não vamos proteger ninguém”

por Conceição Lemes

A mídia e o procurador-geral da República têm batido na mesma tecla: chamar Roberto Gurgel para depor na CPI do Cachoeira seria uma estratégia do PT para  desviar a atenção do chamado mensalão, que está em vias de ser discutido e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

“É tergiversação, é cortina de fumaça, cujo objetivo isto, sim, é tentar desviar as atenções da questão Cachoeira e suas relações promíscuas”, rebate o senador Humberto Costa (PT-PE), em entrevista que nos concedeu neste final de semana. “Primeiro, porque não foi o atual procurador-geral quem apresentou a denúncia em relação ao ‘mensalão’. Foi o que o antecedeu. Segundo, porque o papel dele agora é o de meramente fazer a sustentação da denúncia ‘mensalão’. Ele não pode produzir mais nada no documento.”

Para Humberto Costa, o procurador-geral tem adotado uma postura equivocada, inclusive desrespeitou o Poder Legislativo na sua última fala.

“Foi quando disse que qualquer tentativa de levá-lo à CPI seria coisa do interesse de quem estava defendendo ‘mensaleiros’ ou que tinha relação com os ‘mensaleiros’”, aponta o senador. “Significa, então, que todas as pessoas que vierem a defender esclarecimentos da parte dele estariam vinculadas a pessoas do ‘mensalão’, estavam defendendo interesses espúrios. Isso foi, sem dúvida, uma agressão ao Poder Legislativo.”

– Senador, não seria uma maneira de o procurador-geral evitar a sua convocação, também uma forma velada de ameaça?

“Acredito que sim. Seria uma maneira também de ele procurar se defender”, pondera Humberto Costa. “O problema é que, a cada momento que passa, surgem novos fatos, e a gente observa ter havido algum tipo de desídia, de falta de empenho do procurador-geral, no sentido de dar seguimento às denúncias que foram feitas pela operação Vegas.”

– O senhor acha que o Gurgel deveria depor?

“Muito embora o depoimento do delegado da Polícia Federal Matheus Rodrigues [comandou a Operação Monte Carlo] tenha sido muito contundente em relação a procurador-geral, bem como o depoimento do delegado Raul Alexandre Marques [comandou a operação Vegas], nós não temos ainda todos os elementos para fazer essa convocação. No momento adequado, vamos fazer essa avaliação e decidir. Essa CPI impede qualquer tipo de blindagem que se queira fazer.”

“O NOSSO FOCO NÃO É A MÍDIA, MAS DESBARATAR ESSA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA”

Em 10 de maio, deu Painel, da Folha de S. Paulo, que houve uma reunião secreta na liderança do PT no Senado, onde petistas e aliados  decididiram que o foco seria a mídia.

O senador Humberto Costa repete o que o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) já havia dito: essa reunião secreta não aconteceu.

“Às segundas-feiras, nós, petistas, deputados e senadores membros da CPI, nos reunimos na liderança do PT para discutir os rumos da CPI. Em nenhum momento nós tomamos a decisão de que o nosso foco na CPI seria a mídia “, esclarece o senador. “Pelo contrário. Nós entendemos que precisamos apurar a atuação de um ou dois jornalistas e não a mídia como um todo. E mesmo assim o nosso foco é desbaratar essa organização criminosa extremamente perigosa, que se espalha pelos três poderes, junto ao empresariado, junto à mídia.”

Para Humberto Costa, “há um órgão de imprensa [revista Veja] que pode  ter tido relações promíscuas com o criminoso [Carlinhos Cachoeira] e ter feito, inclusive, troca de interesses com esse criminoso.  Esse órgão de imprensa, naturalmente, para tentar se proteger está buscando inclusive a solidariedade dos demais. Tentando transformar um problema que é das suas relações políticas como se fosse um problema da  mídia, ou um problema do Brasil, o que que não é verdade”.

Humberto Costa completa: ” A partir do momento em que essas evidências se confirmarem, com toda a certeza, eles podem ser chamados a depor.  Nós não vamos, sob nenhuma hipótese proteger, ninguém nessa CPI”.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: